Slide anterior
Próximo slide

Proposta educacional

Em nossa proposta pedagógica, o conhecimento é construído de forma colaborativa, com o aluno no centro do processo e envolvido ativamente em situações significativas de aprendizagem. Criamos contextos que estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a solução de problemas, entendendo que é na ação, na interação e na troca com o outro que o saber se consolida.

Utilizamos um sistema apostilado como suporte para o desenvolvimento dos conteúdos, mas ampliamos esse processo com metodologias ativas, como estudos de campo, debates, apresentações, aulas invertidas e projetos interdisciplinares. Os trabalhos em grupo são fundamentais para o fortalecimento da colaboração, da empatia, da escuta ativa e do protagonismo, pois acreditamos que o aprendizado se dá na convivência e no respeito à diversidade.

Nosso corpo docente em sintonia, atua como facilitador ativo do conhecimento, incentivando a autonomia dos alunos, mas também aprendendo com eles a partir da escuta e do compartilhamento de experiências. O professor tem papel essencial na mediação das interações, promovendo um ambiente acolhedor, democrático e instigante.

Além disso, reconhecemos a importância da parceria com as famílias como pilar do processo educativo. Acreditamos que o envolvimento familiar fortalece os vínculos, amplia o repertório cultural e emocional dos alunos e potencializa o desenvolvimento integral. Buscamos manter uma comunicação aberta, transparente e contínua com os responsáveis, promovendo momentos de participação, escuta e construção conjunta de ações pedagógicas e formativas.

Nossa escola adota uma abordagem pedagógica flexível, que reconhece a aprendizagem como um processo contínuo e coletivo, construído ao longo da vida por meio das interações sociais e afetivas. Assim, buscamos formar cidadãos ativos, solidários e capazes de aprender com o outro, contribuindo de forma ética e consciente para a construção de uma sociedade mais justa e colaborativa.